top of page

Vasectomia




O que é uma Vasectomia?


Para uma vasectomia convencional, um ou dois cortes pequenos são realizados na pele do escroto para alcançar o canal deferente. O canal deferente é cortado, e uma pequena parte pode ser removida, deixando um curto espaço entre as duas extremidades. Em seguida, o urologista pode selar as extremidades do canal e depois laquear as extremidades cortadas com uma sutura. Estas etapas são então repetidas no outro canal, seja através do mesmo corte ou através de um novo. Os cortes no escroto podem ser fechados com pontos absorvíveis ou podem fechar-se sozinhos.


A minha parceira pode perceber que foi submetido a uma vasectomia?


O esperma acrescenta muito pouco volume ao sémen, pelo que não deverá notar qualquer alteração na ejaculação após a vasectomia. Por vezes, a sua parceira pode sentir o local da vasectomia, principalmente se desenvolveu um granuloma.

A sensação de orgasmo mudará ao ser submetido a uma vasectomia?

Geralmente, a ejaculação e o orgasmo não são afetados pela vasectomia. São raros os homens que desenvolvem síndrome da dor pós-vasectomia.


Pode ficar impotente após uma vasectomia?


Uma vasectomia não complicada não pode causar impotência.


Uma vasectomia pode falhar?


Existe uma pequena possibilidade de uma vasectomia falhar quando a perda de esperma de uma extremidade do corte do canal deferente encontra um canal para a outra extremidade cortada.


Pode ter filhos depois de uma vasectomia?


Sim, mas se não tiver armazenado esperma congelado, necessitará de um procedimento adicional. O canal deferente pode voltar a ser ligado microcirurgicamente num procedimento designado de reversão da vasectomia. Se não quiser ser submetido a uma reversão da vasectomia, o esperma pode ser retirado do testículo ou do epidídimo e utilizado para fertilização in vitro. Se pensa vir a ter filhos, deve averiguar formas não cirúrgicas de controlo da natalidade antes de decidir ser submetido a uma vasectomia.


Pode acontecer algo aos testículos?

Em casos raros, a artéria testicular pode ser ferida durante a vasectomia. Outros problemas, como uma massa de sangue (hematoma) ou infeção, também podem afetar os testículos.


Dr. Frederico Branco, Medico Especialista em Urologia

Website: www.fredericobranco.pt


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page