top of page

“ Urinei sangue!!! E agora o que devo fazer??? ”


Existem muitas razões pelas quais um doente poderá urinar sangue. Constitui um sinal muito frequente responsável pela ida de inúmeros doentes ao Serviço de Urgência. Esta condição, conhecida como hematúria, pode ser uma indicação de um problema grave ou, inversamente, não ter nenhuma tradução grave.


Hematúria é definida como a presença de células glóbulos vermelhos do sangue na urina, podendo esta ser microscópica (visíveis apenas ao microscópio) ou macroscópica (visível a olho nu). No que diz respeito à origem, a hematúria pode ter origem em qualquer local ao longo do trato urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga, próstata e uretra. Os fatores de risco para doença subjacente significativa incluem: tabagismo, antecedentes de radioterapia, o uso excessivo de alguns medicamentos para a dor e exposição a certos produtos químicos.


Deverá contudo procurar sempre um Médico Especialista que o aconselhe e oriente, uma vez que a presença de sangue na urina, poder ser consequência tanto de patologias oncológicas como são o cancro de bexiga, cancro do rim, cancro de próstata, cancro ureteral, cancro uretral mas também de patologia benigna como é a infeção urinária, hipertrofia benigna prostática entre muitas outras, sendo por isso fundamental um correto diagnóstico diferencial.


O tratamento será sempre baseado na avaliação do médico sobre o estado do paciente, dos sintomas e da história clínica médica, juntamente com a causa da hematúria.

“A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si próprio.”

Albert Einstein


Dr. Frederico Branco, Medico Especialista em Urologia








18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page