top of page

Sono e Sexualidade- Um Grito de Alerta

Atualizado: 30 de mar. de 2023



Este mês de março é um mês para celebrar o sono, já que o dia mundial do sono foi assinalado a 17, mas o universo se estende á vida inteira.


Sono, Amor e Sexualidade, são conceitos fisiológicos inevitavelmente relacionados por via de mecanismos comuns, na anatomia e na neuro química. A forma como esta interação se traduz, resulta, quer em comportamentos harmónicos, que resultam em sentimentos de felicidade e motivação positiva para as ligações sócio-afetivas, quer em problemas reais, que no cérebro social pode impor, determinando inclusivamente atitudes violentas com implicações, muitas vezes criminosas.


Um sono adequado, em tempo e em qualidade, apoia significativamente o funcionamento normal das hormonas sexuais, enquanto a privação ou restrição de sono implica em questões prevalentes perante a insatisfação sexual, como a falta de desejo, as dificuldades na ereção, no homem, e na lubrificação, na mulher.


Por outro lado, aspetos emocionais inequivocamente relacionados com a sexualidade saudável, estão frequentemente comprometidos em pessoas com queixas de sono, em particular, aquelas que se apresentam com insónias, Apneia do sono, alterações dos ritmos biológicos associados ao ciclo de sono-vigília. Porque hoje se celebra o Dia Mundial do Sono, e porque Sono e Sexo alimentam ambos a vida diária, reconheçamos esta associação a favor da felicidade plena.


Dr. Miguel Meira e Cruz, Medicina do Sono




133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page