top of page

Pole Dance, da dança ao desporto



O que é o Pole Dance?


A primeira ideia que surge é sendo uma dança sensual e erótica, mas é muito mais que isso.


O pole é uma barra vertical que pode ser de diferentes materiais com diferentes revestimentos, desde o cromado ao silicone. É um objeto vertical no qual se faz maioritariamente acrobacias e dança.


Existe uma grande necessidade de explicar a origem desta disciplina e como ela evoluiu até aos dias de hoje.


Obviamente sempre que se fala de Pole Dance não se pode negar que a sua “origem” estará nos clubs de strip e daí ter o seu caracter sensual e erótico também muito ligada ás industrias de pornografia.


Para mim já é natural sempre que tenho um(a) aluno(a) a experimentar uma aula de Pole essa pessoa já vir com uma ideia criada do que é o pole dance porque sempre lhes foi dito e mostrado que o Pole Dance é uma dança sensual e que vêm aprender movimentos sensuais.


Mas atualmente a realidade não é essa.


Existem várias categorias dentro do Pole.


Temos o Pole Sport, vertente desportiva do pole, onde existe um código de pontuação e os atletas têm que cumprir requisitos mínimos, Artístic Pole, é um Pole artístico, em que os atletas apresentam um tema, uma história numa coreografia lírica. Para Pole, é a vertente de Pole para paralíticos e pessoas com limitações físicas. Ultra Pole é uma categoria competitiva com várias rondas, um pouco ao estilo de batalha de ring mas com poles em que os atletas competem um contra o outro. Exotic Pole é a vertente exótica (não erótica) do Pole Sport onde não existe caris sexual nas coreografias, mas sim erotismo e sensualidade. É este tipo de sensualidade que a maioria das pessoas numa primeira instância procura neste tipo de aulas. Em que consiste em fazer movimentos mais sensuais com o corpo à volta de uma barra.


Convido todos os leitores a consultarem o site http://www.polesportportugal.org/histoacuteria-do-pole-em-portugal.html para conhecerem um pouco da história do Pole em Portugal e como ela evoluiu. Desde os primeiros estúdios de Pole Dance a clubs de praticante e agora sim federação nacional internacionalmente reconhecida pelo IPSF- International Pole Sports Fedetation, a APVD- Associação Portuguesa de Pole Sports.


O principal objetivo da APVD é desmistificar a ideia do que é o Pole Dance. E dar a conhecer ao povo português de que o Pole Dance evoluiu ( muiiiito!) e é considerado um desporto a nível nacional e internacional. Daí designar-se Pole Sport e não Pole Dance.


Falemos agora um pouco de quais os seus benefícios e como ele influencia o dia-a-dia de quem vai experimentar uma aula ou de quem já é um atleta de alta competição.


O Pole é um desafio. Logo na primeira aula. É uma modalidade difícil e bastante existente para o corpo. Requer agilidade e flexibilidade, mas dá uma sensação de conquista tão grande! Sentir que uma pessoa conseguiu fazer um movimento no ar que achava que não ia conseguir.


O Pole trabalha o corpo e mente. Aumenta a autoestima do aluno, melhora a postura física isto porque corrige as más posturas e cria o alinhamento dos membros. Dá uma sensação de satisfação e conquista em todas as aulas isto porque o corpo está a ser posto à prova. Existe um transformar da pessoa que frequenta este tipo de aulas. Todos os dias é confrontada com uma barra e um espelho. Existe aqui logo dois desafios. Primeiro, concretizar o desafio, seja a realização de um exercício simples ou a sustentação do corpo e aceitar-se em frente ao espelho.


Neste aspeto o Pole ajudou-me muito a aceitar-me como sou. Se tenho celulite, se fico depois com pisaduras no corpo por causa da modalidade, se fico feia a fazer isto ou aquilo, se a minha barriga nota-se mais nas invertidas ou não… Tudo isto acabou por não importar porque consigo fazer coisas que a maioria das pessoas não consegue. A verdade é que esta modalidade dá uma enorme sensação de empoderamento.


Esta sensação de empoderamento afeta o nosso dia-a-dia. Na forma como encaramos até as coisas mais pequenas do nosso dia. Muda a nossa maneira de estar e de lidar com a vida e com as pessoas à nossa volta. Existe uma ligação de entreajuda em que as pessoas acabam por ser mais solidárias umas com as outras porque isto acaba por ser difícil para todos.


Mais do que sentirem-se fortes as pessoas sentem-se realizadas e poderosas. Com a sua prática existe o aumento de força, flexibilidade, equilíbrio e condição física em geral. Isto porque cada vez mais acho que fazer uma aula de pole é o mesmo que ir 5vezes ao ginásio! É um exercício físico que trabalha o corpo todo em simultâneo, com o progresso das aulas a pessoa sente que consegue sustentar o seu peso todo no ar, seja em acrobacia ou em movimento.


O Pole não trabalha só o físico mas também a mente. Existe um libertar de estigmas no(a) aluno(a). O aluno reconhece que não existe qualquer preconceito a fazer esta modalidade, nem há a necessidade de esconder que pratica porque não existe nada de mal em praticar, o aluno não precisa de ter vergonha e de esconder que faz “pole dance”. É uma modalidade como outra qualquer.


Mas infelizmente ainda tenho alunas que escondem que vão experimentar uma aula destas devido à mentalidade da sociedade em que se encontram. Sendo que para mim isto torna-se ridículo porque não há necessidade de se esconderem.


Hoje em dia esta modalidade é praticada por crianças e homens! Cada vez mais homens praticam esta modalidade devido ao seu grau de exigência física.


O grau de exigência é tanto que surgiu a necessidade de incorporar esta modalidade em campeonatos.


Existem inúmeras competições internacionais, muito devido ao esforço e muito trabalho para ver esta modalidade reconhecida como desporto, por parte das federações internacionais.


Este ano, a 17 Julho de 2021, Portugal vai ter o seu primeiro Campeonato Nacional de Pole E Aerial Sports organizado pela APVD-Associação Portuguesa de Pole Sport, onde vão estar presentes atletas de alto rendimento, nacionais e internacionais a competir para se classificarem para o Campeonato Mundial de Pole e Aéreos.



Sara Dionísio, Vice-presidente da APVD- Associação Portuguesa de Pole Sport

Instrutora certificada de Pole e Aerial Sports.

https://saradionisio.pb.online/

https://www.instagram.com/saradionisio10/

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page