top of page

O QUE NÃO É DISFUNÇÃO ERÉTIL?



Dia Europeu da Disfunção Erétil


Dizemos que um homem tem Disfunção Erétil se for incapaz de ter ou manter uma ereção do pénis, suficiente para uma atividade sexual satisfatória, de forma recorrente e persistente, por um período mínimo de 6 meses.


Regularmente recebo pedidos de ajuda em contexto clínico, para esta disfunção sexual, mas que após uma avaliação criteriosa acabo por constatar que não há motivo de preocupação. Deixo aqui seis casos, frequentemente confundidos com Disfunção Erétil, mas que na realidade não devem ser motivo de preocupação.


1) Não é Disfunção Erétil se o homem tiver problemas de ereção de tempos a tempos, pois só podemos considerar como disfunção sexual se as dificuldades persistirem por um período mínimo de 6 meses. Por isso, se em mais de 75% das vezes conseguirem ter uma ereção satisfatória, não há motivo para ficarem preocupados com aquele dia em que as coisas não correrem tão bem.


2) Não é Disfunção Erétil se beberam mais uns copos para “descontrair” e depois adormeceram ou não conseguiram ter uma ereção. O álcool pode ajudar a desinibir, porém quando consumido em excesso ou de forma continuada pode levar a dificuldades de ereção.


3) Não é Disfunção Erétil se não tiverem desejo ou vontade em ter sexo (essa é outra perturbação e falaremos dela noutra altura).


4) Não é Disfunção Erétil se num determinado período ou dia estiverem mais cansados, stressados ou tristes e não conseguirem ter uma ereção. O nosso estado emocional pode levar a algumas dificuldades sexuais, das quais se destaca a Disfunção Erétil.


5) Não é Disfunção Erétil se não conseguirem ficar excitados devido a efeitos secundários de alguma substância ou medicação (se isso persistir, devem falar com o vosso médico).


6) Também não é Disfunção Erétil se não conseguirem ficar excitados com alguém que por questões físicas, psicológicas ou emocionais, não vos desperta vontade ou excitação sexual!


Agora que vos apresentei 6 casos, normalmente confundidos com Disfunção Erétil, gostava de saber se já passaram por alguma dificuldade sexual e como lidaram com ela!


Dr. Fernando Mesquita, Psicólogo Clinico e Sexólogo



80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page