top of page

Enurese noturna


O meu filho ainda urina na cama! Devo castiga-lo?


Infelizmente ou felizmente, esta é uma das perguntas frequentes que tantos Pais e Mães que procuram um Urologista nos colocam sobre os seus filhos! Curioso, ou não, é que muitos destes Pais também urinaram na cama até muito tarde enquanto miúdos! Aí só a preciosa memória dos Avós, essa entidade Familiar importantíssima, na pirâmide Familiar dos nossos dias, pode auxiliar os Pais!


Muitos são os Pais que não percebem o porquê do seu filho(a) fazer o xixi na cama! Será por má-educação? Preguiça? A verdade é que tal transtorno muitas vezes envolve um desequilíbrio social enorme, comprometendo inclusive toda a estrutura Familiar. A enurese noturna, vulgo fazer xixi na cama, consiste na micção ativa, completa e involuntária num momento ou num local inapropriado, socialmente inaceitável. Apesar da maioria dos Pais julgarem que só os seus Filhos padecem deste problema, aos 5 anos de idade, entre 15% e 20% das crianças molham a cama durante a noite. Felizmente aos 15 anos, este problema persiste em apenas 1 % da população.


É fundamental uma abordagem pedagógica tanto à criança como aos Pais. A criança não deve ser punida, mas sim responsabilizada, não sendo aconselhável o uso de fraldas. Em casos específicos, nomeadamente em casos de famílias disfuncionais, crianças hiperactivas ou com distúrbios do sono poderá ser necessário o recurso a terapêutica farmacológica, sendo aí importante o esclarecimento médico especializado!


“Se queres que seus filhos tenham os pés assentes no chão, coloque-lhes algumas responsabilidades nos ombros.”


Abigail Van Buren


Dr. Frederico Branco, Medico Especialista em Urologia

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page