top of page

Do Love Bombing ao Ghosting



Mensagens carinhosas, áudios com declarações a todo o instante. Demonstrar que se gosta de alguém não é um problema, mas quando a frequência desse comportamento ultrapassa o exagero merece atenção. Um olhar mais apurado fora da superfície pode observar nessas atitudes a mais pura expressão do chamado "Love Bombing" (bombardeio de amor). Esta "overdose" de afeto resulta quase numa regra: relacionamentos marcados logo no início pelo 'Love Bombing' têm a tendência de, na segunda página, virarem deceções afetivas. Como as pessoas, em geral, andam muito carentes, o perigo do 'bombardeio de amor' está nas cobranças que surgem depois de um tempo e nas deceções que podem vir no pacote. Duvide sempre quando alguém chega com “tudo” ou já “ama” uma semana depois.


De repente, esse bombardeio passa a vácuos. A pessoa demora mais do que o normal para responder, um distanciamento de repente instala-se e, quando você percebe, ela já desapareceu do mapa. Essa situação, cada vez mais comum nas relações, é conhecida como Ghosting.

A pessoa que pratica o Ghosting evita situações de conflito, tem ausência de responsabilidade afetiva e habitualmente trata-se de uma pessoa sem inteligência emocional e vulnerável.


Como lidar Andreia?


- Pare com as tentativas de retomar contato;

- Evite procurar respostas e justificações. Quando o Ghosting acontece a pessoa fica no escuro, sem saber o que desencadeou o desaparecimento da outra. Portanto, evite prender-se na busca por motivos que possam justificar o que aconteceu. Não há motivos. Há disfuncionalidade no comportamento do outro.

- Não assuma culpas. É importante lembrar que a culpa não é sua; portanto, evite encontrar em você motivos que poderiam desencadear o desaparecimento da outra pessoa. Entenda que essa atitude está relacionado a questões pessoais do outro e não a si. Tenha discernimento de saber o que é seu e o que é do outro.

Não absorva as limitações alheias e não invista tempo desnecessário.


Dra. Andreia Lourador, Psicóloga Clínica


419 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page