top of page

DIA DA MENSTRUAÇÃO



28 de Maio de 2024, Dia Da Menstruação



Em todo o mundo sensibiliza-se para a normalização da menstruação, para a equidade no acesso aos produtos de higiene, ao saneamento.

Segundo a UNICEF, 1 em cada 10 meninas falta à escola quando está menstruada.

O estigma, a vergonha e a falta de condições para se manterem limpas e confortáveis priva-as dessa frequência e da participação social.

A pobreza menstrual existe em todo o mundo. Num estudo que realizamos, em maio de 2020, 16% das participantes refere sentir, em algumas situações, dificuldade para adquirir os produtos de higiene. Muitas consideram a sua experiência menstrual como algo pouco positivo, referindo que gostariam de sentir menos dor e menos fluxo.

A maior parte das meninas, recebe informação sobre a primeira menarca através da mãe e apenas 9% das amigas.

A puberdade e a menstruação é um marco importante na vida das crianças com a maior parte a menstruar entre os 11 e 13 anos. Em muitos lugares do mundo a primeira menstruação, marca o fim da infância e lança as meninas para o casamento precoce e a exploração sexual.

A menstruação não é um castigo e todas devemos conhecer e ter oportunidade de viver esta fase de forma saudável e segura.

Muito há a fazer! Mais informação, diminuir o estigma, o tabu. Promover mais informação, dar atenção às queixas de tantas mulheres e sensibilizar para as condições dos espaços públicos para que não seja um constrangimento menstruar.

Urge facilitar o acesso aos produtos de higiene e claro saneamento. Obrigada a todas e todos que fazem parte deste caminho e a todos que têm a missão de promover a saúde menstrual pelo mundo.

Dra. Vânia Beliz, Psicóloga Clínica


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page