top of page

Crianças abusam de outras crianças?



Este é um tema complexo e que pode causar muita confusão.


Onde começa a descoberta sexual potenciada pela curiosidade e onde pode começar uma situação de abuso?

Vamos refletir em conjunto.

Aos 4-5 anos as crianças apresentam curiosidade em relação ao corpo do outro, principalmente se este for de sexo oposto. Vemos muitas vezes as crianças brincar aos pais e mães, aos médicos. Por vezes damos com as crianças nuas a brincar concentradas no seu mundo.

Se nenhuma das crianças for forçada a brincar ou a mostrar o seu corpo podemos prever que estejam a brincar e a descobrirem-se através destes jogos.


Se uma das crianças força outra que se mostra incomodada em estar naquela situação, devemos intervir e aproveitar esse momento para ensinar sobre limites e consentimento (de forma simples claro). Outra situação que nos deve deixar alerta é quando uma das crianças usa brincadeiras que são do universo adulto, como gestos, posições sexuais, frases de conteúdo sexual… nesse momento precisamos perceber de onde poderá vir este comportamento.

Uma situação com consequências graves acontece quando uma criança mais velha, usa uma criança mais nova para se satisfazer. Apesar de serem ambos menores muitos adultos recordam como abuso quando um primo mais velho, por exemplo, lhe tocou de forma desadequada.


Expostos a conteúdos cada vez mais sexuais alguns adolescentes podem abusar dos mais novos sem que percebam que o estão a fazer. Neste caso é importante que possamos acolher ambas as crianças para perceber de onde vêm aquela curiosidade e despistar uma situação de abuso. Qualquer situação em que se desrespeitem os limites pode ser caracterizada como violência e tornar-se traumatizante.


Dra. Vânia Beliz, Psicóloga Clinica


187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page