top of page

AS FÉRIAS E AS RELAÇÕES


Um dos momentos mais esperados do ano é, sem dúvida, as férias de Verão. No entanto, apesar de ser uma altura em que estamos mais descontraídos, relaxados e com vontade de quebrar a rotina, as férias de Verão podem significar também momentos de tensão no que diz respeito à vida amorosa. Normalmente os casais colocam muitas expectativas nesta época uma vez que representam uma oportunidade para recomeçar rotinas amorosas. No entanto, é também esta altura que vem alterar o funcionamento e a estabilidade familiar já que as famílias e o casal passam mais tempo juntos, expondo mais todos os problemas e desentendimentos que já existiam e que nem sempre ganham o espaço e tempo necessário pela azáfama do dia a dia.


Terminadas as férias, terminam também muitas relações. Depois de terem sido confrontados com o estado complicado da sua relação por um tempo prolongado e das expectativas perante as férias terem sido defraudadas a desilusão assalta as relações que já vivia fragilidades.


Um dos principais motivos que vem reforçar este momento é que as expectativas de ter um tempo relaxado e descontraído acabam, muitas vezes, por contrastar com muitos momentos de conflito e de desentendimentos.


Se queres ter umas boas férias com o teu companheiro ou com a tua companheira, prepara-as quando não estás de férias.


As férias mostram, muitas vezes, a falta de correspondência, de comunicação e de intimidade que não existiu até lá. A expectativa irreal que tudo se resolve nas férias, faz com que os casais entrem nesse tempo com a sua contabilidade emocional por acertar. Entre o deve e o haver há sempre injustiças emocionais que acabam em conflito. E sempre que o restabelecer da relação começa com cobrança ela não chega a bom porto.


Para que isto não aconteça, partilho quatro dicas para umas férias de harmonia e muita paixão.


Planeiam as férias juntos


O planeamento das férias, normalmente fica a cargo apenas de um membro do casal. Sonharem juntos com aquilo que vai acontecer é importante para irem construindo uma dinâmica de harmonia para as férias. Dá-vos oportunidade de expressarem as vossas vontades e de encontrarem soluções para todos os gostos assim como permite ir construindo uma dinâmica de ferias mais realista e de acordo com as necessidades emocionais de ambos.


Combinem programas a dois


É importante terem tempo individual nas férias, se assim o desejarem. Há sempre quem prefira dormir até mais tarde, enquanto o outro prefere ir para a praia mais cedo. Está tudo bem neste desencontro. Mas, ao final do dia, é importante partilharem as férias juntos. Por isso, todos os dias programem algo em conjunto como andar de gaivota, jogar ténis ao final do dia ou simplesmente acabar o dia a ver um por de sol e a beber cocktail.


Sejam carinhosos


O carinho está sempre muito presente no início de uma relação, mas à medida que o tempo vai passando, a frequência dos gestos carinhosos é cada vez menor, seja porque está cansado do trabalho ou já está tão acostumado a ter aquela pessoa ao lado que pensa não fazer diferença. Mas na verdade, os gestos carinhosos, sejam eles pequenos, como um simples obrigado, ou grandes, como planear uma surpresa para o outro só porque sim, são importantes para promover o companheirismo, a cumplicidade e a vontade de estarem mais juntos, lutando contra a rotina. Por mais à vontade que estejas com o teu parceiro, há determinados cuidados que não deves perder para alimentar o romance. Aproveite as férias para reacender esta chama.



Afastem-se das tecnologias


Hoje em dia fala-se muitos dos malefícios da tecnologia em excesso e como está a individualizar cada vez mais as populações. Se quando estás com o teu parceiro, estás sempre ao telemóvel ou a ver televisão, não estarão a desfrutar da companhia um do outro. Experimentem desligar-se da tecnologia quando estão juntos e aprendam a aproveitar o tempo em que estão juntos. E se sem tecnologia abrir o buraco do silencio, ótimo, quanto mais cedo esse desconforto for identificado mais cedo ele pode ser resolvido. Aproveite estas férias para estar mais em conexão. Sonhe as suas férias a dois e desfrute de estar em família. Parta de uma base realista em relação ao momento da relação e construa bons momentos.


Dr, Eduardo Reis Torgal Coaching



55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


LWP_Logo_250_250.png
bottom of page